2,5 mil pessoas prestigiaram “Quebrando o Silêncio” em São Carlos

2,5 mil pessoas prestigiaram “Quebrando o Silêncio” em São Carlos

Compartilhar

Foi realizado no último sábado (13/08) o ato cívico denominado “Quebrando o Silêncio”, com a presença de 2,5 mil, mais o público flutuante. Uma passeata descendo a avenida São Carlos com crianças do clube de Aventureiros e Desbravadores, Motociclistas do Amm Brasil, e pessoas em geral, clamava pelo fim da violência contra os idosos, crianças e mulheres que são maltratadas, violentadas e agredidas.

O projeto foi realizado em tendas na praça do Mercado Municipal, foram oferecidos cortes de cabelos gratuito, aferição de pressão arterial, medida de glicemia, assistência psicológica e troca de cigarro por uma maçã para pessoas que querem deixar de fumar.

O evento teve ainda a presença do grupo Prisma Brasil e de autoridades de nossa cidade. Quebrando o Silêncio é um projeto educativo e de prevenção contra o abuso e a violência doméstica, promovido anualmente pela Igreja Adventista do Sétimo Dia em oito países da América do Sul, (Argentina, Brasil, Bolívia, Chile, Equador, Paraguai, Peru e Uruguai) desde o ano de 2002.

Todos os dias a mídia apresenta um quadro de violência assustador. Crianças, mulheres e idosos são as principais vítimas, Segundo a Organização Mundial de Saúde, a violência responde por aproximadamente 7% de todas as mortes de mulheres entre 15 e 44 anos no mundo.

Em alguns países, até 69% das mulheres relatam terem sido agredidas fisicamente e até 47% declaram que sua primeira relação sexual foi forçada. Por isso, o projeto tem como objetivo prevenir e combater a violência contra crianças, mulheres e idosos, além de orientar as vítimas na busca de ajuda dos órgãos competentes, quebrando assim o ciclo de violência.

A violência doméstica é nutrida pela ignorância. Assim, para combater esse mal é preciso trazê-lo a público, examiná-lo e dar a solução necessária. Os cidadãos em geral devem se tornar parte dessa solução e o primeiro passo é a prevenção, procurando alcançar todas as faixas etárias.

Compartilhar