Airton Garcia confirma que vai fazer transplante de rim

Airton Garcia confirma que vai fazer transplante de rim

Compartilhar

Redação Folha SCR

 

 

Durante a entrega de uma área esportiva na manhã deste sábado (25) em Água Vermelha, o prefeito Airton Garcia (PSB) confirmou que vai precisar fazer um transplante de um rim. Airton amenizou a enfermidade renal e antecipou que pretende agilizar a cirurgia ainda para este ano.

 

“Pelo que escuto dos médicos é uma cirurgia simples. Eu quero que a cirurgia  aconteça ainda este ano, quero resolver o mais rápido possível”, disse o prefeito.

De acordo com o site especializado em saúde Tua Saúde, a recuperação após o transplante de rim dura cerca de três meses, devendo a pessoa ficar internada durante uma semana para que possam ser observados de perto possíveis sinais de reação ao processo cirúrgico e o tratamento possa ser feito imediatamente. Airton espera retomar à Prefeitura antes desse prazo. Nesse período de recuperação, o vice-prefeito, Giuliano Cardinali, deverá assumir a principal cadeira do Paço Municipal.

 

Airton Garcia contou  que a enfermidade apareceu na infância e que nunca o impossibilitou de trabalhar.

“Quando eu era garoto eu tive uma nefrite e ela prejudicou meu rim. Mas isso faz mais de 50 anos e durante esses anos nunca deixei de trabalhar um dia por causa da doença”, ressaltou.

 

Para o transplante renal ter mais chance de sucesso, o portador de insuficiência renal  precisa encontrar um doador compatível. Airton disse que já tem. “Eu tenho um doador da minha família”.

 

O prefeito negou o rumor que fazia hemodiálise e alfinetou adversários políticos.

“Estou bem tranquilo e as pessoas que estão esperando eu morrer, vão morrer antes que eu”.

 

Nefrite

A nefrite é um conjunto de doenças que causam inflamação dos glomérulos renais, que são estruturas dos rins responsáveis por eliminar as toxinas e outros componentes do organismo, como água e sais minerais. Nesses casos o rim tem menor capacidade para filtrar o sangue.

 

Compartilhar