Araraquara passa madrugada de desespero sem vagas de UTI e 16 pessoas...

Araraquara passa madrugada de desespero sem vagas de UTI e 16 pessoas esperam vaga

Compartilhar

No início da manhã desta terça-feira (16/02), no boletim extraordinário do Comitê de Contingência do Coronavírus, a secretária da saúde Eliana Honain esteve na UPA da Vila Xavier e afirmou que as unidades de saúde tiveram recorde de atendimentos.

Com 100% de ocupação de leitos de enfermaria e UTI, 16 pessoas dependendo de oxigênio estão aguardando por vagas em hospitais.

De acordo com a secretária, a equipe está providenciando a remoção dos casos para outras unidades hospitalares, pois há pacientes graves, que podem evoluir para a entubação.

“Não podemos em momento algum falar em flexibilização de decreto, temos que manter o endurecimento das regras. Quase suplico a população, se não tiver isolamento social não estaremos falidos economicamente, vamos perder muitas pessoas. Peço a colaboração da população, o governo está trabalhando para garantir leitos, mas se não cessarmos a transmissão seremos vencidos pelo coronavírus. A única alternativa de se proteger é ficando em casa”, diz Eliana.

Nesta terça, de 287 exames de pacientes que passaram pela UPA, 152 deles foram positivados, o equivalente a 53% dos pacientes. Os laboratórios particulares entregaram mais 77 exames positivos, totalizando 229 casos novos na cidade.

O Comitê pedirá auxílio ao estado. A previsão é que a cidade continue em situação crítica nos próximos 20 dias. Araraquara totaliza 12.434 casos e 148 óbitos.

O Dr. Walter Figueiredo, diretor do SESA, confirmou o descarte da circulação da cepa do Reino Unido, confirmando a cepa de Manaus e mais 12 variantes em Araraquara.

Compartilhar