Bolsonaro pede que indecisos votem em branco ou nulo para que possa...

Bolsonaro pede que indecisos votem em branco ou nulo para que possa vencer no 1º turno

Compartilhar

Gilberto Soares/Futura Press

Apesar de liderar a pesquisa eleitoral do Ibope, divulgada na noite desta quarta-feira (5), com 22% das intenções de voto, o presidenciável Jair Bolsonaro (PSL) sairia derrotado em três dos quatro cenários testados pelo instituto caso avançasse ao segundo turno. Este cenário levou a equipe do candidato a pedir que eleitores indecisos optem por votos brancos e nulos, de modo a garantir que o general da reserva seja eleito ainda na primeira fase. A informação é do jornal O Estado de S. Paulo.

Segundo a legislação eleitoral, votos brancos e nulos não são considerados na contagem final, mesmo que apresentem quantidade significativa. Desta forma, o número necessário para compor a maioria de um candidato acaba reduzida, o que poderia favorecer Bolsonaro, à frente de Marina Silva (Rede) e Ciro Gomes (PDT), ambos com 12% dos votos no último Ibope.

Foi a primeira pesquisa realizada sem considerar a presença do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT); o petista liderava a preferência do eleitorado em quase todos os levantamentos recentes. O plano B do partido, Fernando Haddad, aparece com apenas 6% e é o único, entre as possibilidades testadas no segundo turno, que não sairia vencedor diante de Bolsonaro.

O candidato do PSL, apesar da larga vantagem no primeiro turno, sairia derrotado em três dos quatro cenários apresentados na pesquisa e empata tecnicamente com Haddad. Confira:

– Ciro 44% x 33% Bolsonaro (branco/nulo: 19%; não sabe/não respondeu: 4%)

– Alckmin 41% x 32% Bolsonaro (branco/nulo: 23%; não sabe/não respondeu: 4%)

– Bolsonaro 33% x 43% Marina (branco/nulo: 20%; não sabe/não respondeu: 3%)

– Haddad 36% x 37% Bolsonaro (branco/nulo: 22%; não sabe/não respondeu: 5%)

Compartilhar