Centro de Zoonoses de Ibaté registra aumento de 101% nos procedimentos realizados...

Centro de Zoonoses de Ibaté registra aumento de 101% nos procedimentos realizados em 2019

Compartilhar

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) “João Trevizan” apresentou um balanço das suas atividades no ano passado e divulgou dados dos atendimentos, cirurgias, recolhimentos e doações, comprovando a eficácia no tratamento de cães, gatos, aves e pequenos roedores. Todo o serviço oferecido no CCZ é gratuito, entre eles, consultas clínicas e cirurgias de castração, além da doação de cães e gatos.

De acordo com os números apresentados, em 2019, o CCZ realizou 4.295 consultas, entre cães, gatos, aves e pequenos roedores, registrando um aumento de 101% em relação ao ano anterior. Também foram realizadas 590 cirurgias de castração; 60 doações; e 113 recolhimentos.

O prefeito José Luiz Parrella ressalta o trabalho realizado pelo CCZ de Ibaté. “Não existe outra cidade do tamanho de Ibaté, que realize um trabalho igual ao que estamos fazendo por aqui, oferecendo consultas, cirurgias e outros serviços gratuitos, aos animais domésticos”, afirmou.

A médica veterinária, Drª Claudia Boschilia, responsável pelo local, comenta que mesmo com as ações realizadas pelo CCZ, é necessário que os proprietários de animais também cumpram com sua parte. “É preciso que os donos de cachorros e gatos castrados, os mantenham em suas residências, em local seguro, com boa alimentação e bem cuidado e nunca permitir que o mesmo fique em vias públicas, pois além da sujeira que fazem, existe o risco com os problemas de saúde que isso pode ocasionar, colocando em risco a segurança da população, em sua grande maioria crianças, por isso, a importância de se manter o animal longe das ruas”, contou.

Ela lembra que abandonar ou maltratar animais é crime, de acordo com a Lei Federal N° 9605/98, com pena de três meses a um ano de detenção e multa, e que qualquer pessoa pode denunciar este crime na Delegacia de Polícia Civil.

O Centro de Controle de Zoonoses atende de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h, sendo as cirurgias realizadas das 8h às 12h e as consultas clínicas das 13h às 17hs, onde as senhas são distribuídas a partir das 13h. Os agendamentos devem ser realizados previamente no local ou por telefone (16) 3343-7031.

Compartilhar