CPI do Lixo faz acareação e convida prefeito para comparecer à próxima...

CPI do Lixo faz acareação e convida prefeito para comparecer à próxima audiência

Compartilhar

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) instaurada pela Câmara Municipal para investigar possíveis irregularidades em pagamentos realizados pela Prefeitura à empresa São Carlos Ambiental, a chamada CPI do Lixo, realizou nova audiência na tarde de segunda-feira (19/06), na qual promoveu uma acareação entre o representante da São Carlos Ambiental, Hanokh Camilo Vilela Yamagushi, e o secretário municipal de Serviços Públicos, Mariel Pozzi Olmo.

Segundo o propositor e presidente da CPI, vereador Paraná Filho (PSB), a acareação se destinou a aclarar a questão do suposto desconto dado pela empresa à Prefeitura de São Carlos.  Logo após a audiência, o vereador avaliou que “na acareação ficou muito claro que, na realidade, não foi dado qualquer tipo de desconto à Prefeitura e, sim, um benefício financeiro temporário, ou seja, a empresa tinha um montante para receber e aceitou receber um valor a menor para que seu serviço não fosse cessado, mas que essa diferença que não foi paga será compensada de alguma forma futuramente”.  Conforme Paraná Filho, “esse ponto ficou claro para nós da CPI”.

“O que nos causou estranheza (aos membros da CPI)”, disse o vereador, “foi a falta de qualquer aditamento, de qualquer documento formal, inclusive de um ata das reuniões em que foram feitas as tratativas, tendo em vista que é um contrato volumoso,  muito alto”.

A audiência, realizada na Sala das Sessões da Câmara, contou, além do presidente, com presenças do relator da CPI, vereador João Muller (PMDB) e dos membros Azuaite França (PPS)e  Malabim (PTB). O vereador Roselei Françoso (Rede), também membro, completa o colegiado.

A CPI encaminhou convite formal ao prefeito Airton Garcia para que compareça à próxima audiência, marcada para a próxima segunda-feira (26) às 14h30, na Sala das Sessões da Câmara. A expectativa, conforme Paraná Filho, é que o Chefe do Executivo também possa contribuir com informações sobre o tema. Em seguida, a comissão deverá elaborar o relatório final para ser submetido ao plenário e, se aprovado, encaminhado ao Ministério Público.

A empresa São Carlos Ambiental – Serviços de Limpeza Urbana e Tratamento de Resíduos Ltda. é a concessionária responsável pelos serviços de coleta, transporte, tratamento e destinação final dos resíduos domiciliares no município.

Compartilhar