Departamento de Educação e Cultura de Ibaté promove capacitação para os docentes

Departamento de Educação e Cultura de Ibaté promove capacitação para os docentes

Compartilhar

Na última semana, o Departamento de Educação e Cultura promoveu uma semana de palestras voltadas para os educadores da Rede Municipal de Ensino, onde durante toda a semana no período noturno os professores PEB I e PEB II (Educação Física, Música, Informática) participaram de palestras sobre integração entre a família e a escola.

A palestrante Lucia Lopes é formada em psicologia e coach familiar, percorre o Brasil ministrando palestras sobre o tema, com o intuito de aproximar a família do ambiente escolar.

A participação da família na vida escolar dos alunos, principalmente nos anos iniciais, base de uma educação futura, é de grande importância para que se possa obter uma melhor atuação no processo de ensino e aprendizado.

Dessa forma, é importante que a família sempre esteja em interação com a escola, pois esta, sozinha, não consegue assumir a função de educar e ensinar.

Os responsáveis devem participar de reuniões escolares, incentivar a leitura, auxiliar nos deveres de casa, reservar um tempo para estudo, dialogar com seus filhos, esclarecer dúvidas e conhecer os professores.

O êxito do processo ensino e aprendizagem, depende de vários aspectos, entre eles, da forma como é mediada a construção do conhecimento e também da maneira como os pais se envolvem na ação educativa dos filhos.

O professor deve ter a consciência de que não se deve fazer intervenção nos assuntos da família do aluno, mas conhecer o ambiente de onde ele vem e observar seu comportamento nas relações sociais.

O objetivo das palestras foi promover um momento para reflexão sobre as atitudes perante os outros e o meio social em que se vive.

A missão do Departamento foi de articular, mobilizar e integrar os professores para construir e defender a educação pública com qualidade, além de uma oportunidade para troca de informações e experiências entre os docentes, servindo dessa maneira para a formação integral das crianças e adolescentes, proporcionando-lhes capacidade de enfrentar os desafios e as adversidades sociais da atualidade.

Compartilhar