Departamento de Saúde de Ibaté prepara atividades da campanha nacional “Outubro Rosa”

Departamento de Saúde de Ibaté prepara atividades da campanha nacional “Outubro Rosa”

Compartilhar

A Prefeitura de Ibaté, por meio do Departamento Municipal de Saúde, preparou diversas atividades com o objetivo de envolver e conscientizar o maior número de mulheres em relação à campanha “Outubro Rosa”, que é dedicada aos cuidados e combate ao câncer de mama. As ações serão realizadas nas Unidades Básicas de Saúde e no Centro de Referência da Saúde da Mulher (CRSM).

Na sexta-feira, 04, haverá mutirão de coleta de citopatológico nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do Jardim Cruzado e do Santa Terezinha, além de orientações de alimentação saudável em todos os ciclos de vida da mulher e câncer de mama.

No dia 19, sábado, haverá mutirão de coleta de citopatológico, orientações e roda de conversa sobre o câncer de mama na UBS do Jardim Cruzado II.

A programa se encerra no dia 26, com mutirão de coleta de citopatológico orientações de alimentação saudável em todos os ciclos de vida da mulher e câncer de mama no Centro de Referência da Saúde da Mulher.

De acordo com a assessora geral da Saúde, Elaine Sartorelli, as atividades tem o objetivo principal de incentivar a todos, especialmente, as mulheres sobre a importância da conscientização para a prevenção do câncer de mama. “Com essa campanha de conscientização, buscamos alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama”, declarou.

A assessora alerta que o câncer de mama é sim uma doença preocupante, mas se diagnosticado precocemente, tem grande possibilidade de cura. “As mulheres precisam realizar o autoexame com frequência e se perceberem alguma anomalia, é muito importante que procurem um médico, pois um número muito grande de mulheres vem sofrendo com essa doença, então é essencial cuidarmos para que caso ela apareça em nosso corpo, possamos receber o tratamento necessário o quanto antes”, alertou.

O prefeito José Luiz Parella ressalta que as unidades municipais de saúde estão à disposição das mulheres nos 365 dias do ano. “Em Ibaté, nossas mulheres podem contar com total atenção à saúde, tanto que temos o Centro de Referência da Saúde da Mulher, um espaço dedicado totalmente à elas”, contou.

Outubro Rosa

É uma campanha de conscientização que tem como objetivo principal alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. Esta campanha acontece com mais intensidade no mês de outubro e tem como símbolo o laço cor de rosa.

O movimento começou a surgir em 1990 na primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York, e desde então, promovida anualmente na cidade. Entretanto, somente em 1997 é que entidades das cidades de Yuba  e Lodi, também nos Estados Unidos, começaram a promover atividades voltadas ao diagnóstico e prevenção da doença, escolhendo o mês de outubro  como epicentro das ações. Hoje o Outubro rosa é realizado em vários lugares do mundo.

Compartilhar