Escola Julio Benedicto Mendes em Ibaté realiza Festa da Família

Escola Julio Benedicto Mendes em Ibaté realiza Festa da Família

Compartilhar

O mês de agosto está sendo marcado pela Festa da Família na Escola Municipal “Julio Benedicto Mendes”, em Ibaté.

 

Pensando na nova configuração familiar da sociedade, a unidade de ensino entende a necessidade de adaptar as datas para atender todas as crianças em suas mais variadas situações pessoais.

 

As tradicionais comemorações dos Dias das Mães e dos Pais geram bastante expectativa, comoção, mídia e apelos comerciais, porém, na unidade de ensino, a comemoração esse ano está sendo diferente. “A Festa da Família tem a mesma dinâmica das festas tradicionais: apresentações musicais, atividades em grupo e jogos”, explicou o diretor da unidade escolar, Alexandre Gaspar.

 

Para ele, a diferença é que o foco não são as mães e os pais apenas, mas sim, toda a família. “É importante ressaltar a importância da família no contexto escolar. Celebrar a instituição familiar e a importante parceria com a escola é nosso principal objetivo. Hoje, pais, mães, tios, primos e até avós puderam ver como são ricas as atividades aqui realizadas. É importante olharmos o lado de cada criança. Nesse momento tão moderno que vivemos, com diversas situações, temos que pensar global, no todo, para não constranger, e sim satisfazer tanto a família quanto a criança. Temos crianças que moram com avós, outras só com a mãe ou pai, enfim, essas comemorações precisam atender a família toda”, disse o diretor.

A programação começou no dia 10 de agosto com uma palestra ministrada pela psicóloga Maisa Cristina Moreira, sobre dificuldades de aprendizagem. A apresentação abordou como o processo de aprendizagem ocorre dentro e fora da escola, sob a forma de conhecimentos, ações, habilidades, procedimentos, operações, estratégias, costumes, regras, valores, crenças, gestos, boas maneiras, preconceitos e etc. “Foi um momento para reflexão de como estamos agindo com nossos filhos e com o meio que vivemos, além de relatar e mostrar para os pais o que é esperado para cada idade”, comentou Gaspar.

 

Para a coordenadora pedagógica da escola, Rosangela Cruz, a Festa da Família é mais do que uma comemoração ou uma simples festividade. “A intenção é proporcionar momentos de união, descontração e de amor, deixando lembranças alegres na memória de todos, principalmente, das crianças. Cada pessoa tem uma história, e respeitar a história familiar faz toda a diferença no amadurecimento emocional da criança”, afirmou ela.

 

No dia 11 de agosto foi dia de bazar, onde a comunidade escolar pode adquirir produtos por um preço muito atrativo.

 

Gaspar agradeceu a presença da comunidade, a colaboração de todos os funcionários da escola e fez o convite para o último dia de festa que será realizada no dia 24 de agosto, das 18h30 às 20h30.

 

“A Festa da Família é a celebração do espírito de amizade e união entre todos aqueles que fazem parte da nossa escola. Ela não seria possível sem a dedicação de todos os funcionários da escola, da coordenadora Rosangela Cruz e de todos os professores que desenvolvem um trabalho excelente, formando cidadãos críticos, reflexivos, autônomos, conscientes de seus direitos e deveres, capazes de compreender a realidade em que vivem e preparados para participar da vida econômica, social e política do país, construindo assim uma sociedade mais justa. Esperamos encerrar a festa com chave de ouro e com a presença dos pais e/ou responsáveis e toda a comunidade”, encerrou o diretor.

 

A escola está localizada na Avenida São João, número 100, no centro da cidade.

 

Compartilhar