Escolas Municipais de Ibaté realizam atividades lúdicas em comemoração ao Dia das...

Escolas Municipais de Ibaté realizam atividades lúdicas em comemoração ao Dia das Crianças

Compartilhar

Em alusão ao Dia das Crianças, comemorado nesta segunda-feira (12 de Outubro), escolas municipais de Ibaté realizaram com seus alunos, durante toda a semana, atividades especiais de forma remota.

Segundo a Secretária-adjunta de Educação de Ibaté, Andréa Falvo, a proposta foi enfatizar nessa data a importância do brincar para o desenvolvimento da criança, principalmente neste momento de restrições sociais, no qual o aluno não tem o convívio com a equipe escolar e com os amigos. “Enquanto a pandemia da Covid-19 continuar, alterando a rotina dos nossos alunos, as atividades à distância fazem parte da rotina escolar. Por isso, a Rede Municipal de Ensino de Ibaté, por meio dos gestores e professores, realizou uma série de atividades, mesmo que de forma remota, para engajar e divertir as crianças e seus familiares e marcar a data”.

Andréa Falvo lembrou que as atividades para o Dia das Crianças, em situação normal de aula presencial, proporcionam diversão e, principalmente, integração dos estudantes e trazem às crianças a experiência de convívio e experimentação. “Com a criança em casa, e sem poder se reunir para brincadeiras e eventos especiais, a proposta foi ela realizar atividades junto à família, valorizando a vivência de momentos de colaboração e descontração entre pais e filhos”.

Cada escola da Rede Municipal de Ensino de Ibaté propôs, por meio de suas páginas no Facebook, atividades de acordo com a faixa etária dos alunos. Algumas até propunham que as crianças fizessem virtualmente brincadeiras em grupo, como se fantasiarem para participar da aula online. Brincadeiras clássicas foram transpostas para o meio virtual, como vídeos ensinando a fazer massinha caseira e contação de histórias, quando a leitura ficou mais interessante e mágica com a adição de vídeos, imagens e outros recursos audiovisuais.

Outras atividades propostas foram:

– jogos de mímicas;

–  oficinas de pintura com tinta e dedo, colagens divertidas e construção de esculturas com argila;

– piquenique no quintal,

– acampamento;

– “carta para o futuro”, estimulando a criança a registrar de alguma forma o momento atual;

–  caça ao tesouro, com a descoberta de objetos dentro de casa;

– brincar de cozinhar, para que pais e responsáveis preparassem receitas simples juntos com seus filhos.

Dica de Brincadeira: escavação no gelo

Para crianças menores, uma atividade trabalhada foi fazer gelos com surpresas dentro.

É assim: Pegue uma bexiga, encha de água e coloque um brinquedinho pequeno ou algo que chame a atenção da criança.

Coloque para congelar. Depois de ter virado gelo, retire a bexiga.

Estimule a criança a escavar, quebrar o gelo até conseguir o tesouro que está dentro.

Nessa brincadeira há o estímulo da coordenação e sensorial, além do estímulo afetivo familiar.

Compartilhar