Guarda Municipal de Ibaté participa de apresentação de armas não letais

Guarda Municipal de Ibaté participa de apresentação de armas não letais

Compartilhar

Na terça-feira (17/04), o comandante da Guarda Civil Municipal de Ibaté, Vitor Reis, e os vereadores Luís Marino da Silva (PSDB) e Silvano Vaz do Carmo (PSB), participaram de uma apresentação de armas não letais. O evento foi organizado pela Prefeitura de Rio Claro, por meio da Secretaria de Segurança, Defesa Civil, Mobilidade Urbana e Sistema Viário.

 

A apresentação foi mais uma etapa de qualificação da Guarda Civil Municipal de Rio Claro – que convida as cidades da região para participar – e a instrução foi comandada pelo coordenador de treinamento da empresa Condor, Ricardo Soares. “As tecnologias não letais possibilitam aos agentes da lei, o emprego proporcional da força, reduzindo os casos da utilização de armas de fogo”, apontou.

O prefeito José Luiz Parella e o comandante da Guarda Civil Municipal de Ibaté observaram a importância de participar dessa capacitação. “A ideia é sempre trazer novidades para implantar na Guarda Municipal de Ibaté, então, sempre buscamos novos conhecimentos e alternativas para que possamos melhorar o nosso trabalho e ajudar a população ibateense, cada dia mais”, destacaram.

 

O ciclo de atualização técnica engloba atividades teóricas e práticas e, na ocasião, foram demonstradas as mais avançadas tecnologias de arma não letal, tais como, munições de impacto controlado, projéteis de borracha e outros materiais, granadas explosivas lacrimogêneas, granadas e munições fumígenas e sprays de pimenta.

 

Quem também esteve presente foi Carlinhos Silva, CGM de São Paulo e assessor parlamentar do deputado estadual Chico Sardelli (PV), além de colaborador da Frente Parlamentar em Defesa das Guardas Municipais do Estado de São Paulo. “Nosso trabalho é buscar o reconhecimento das guardas municipais como forças de segurança. Entendemos que os GCMs atuam na manutenção do patrimônio mais importante de qualquer município – a vida dos cidadãos”, disse.

 

Além das Guardas Civis de Rio Claro e Ibaté, o curso contou com a participação das corporações municipais de São Carlos, Brotas, Limeira, Piracicaba e Guarulhos, além de representantes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).

 

Compartilhar