Ibaté participa de Encontro Nacional de Alimentação Escolar

Ibaté participa de Encontro Nacional de Alimentação Escolar

Compartilhar

A Prefeitura de Ibaté marcou presença no Encontro Nacional de Alimentação Escolar 2019 (ENCONAE) realizado no último dia 25 de setembro no Centro de Eventos Bazuah na cidade de São Carlos. O município foi representado pelo presidente do Conselho de Alimentação Escolar (CAE), Alexandre Moraes Gaspar, pela Diretora do Departamento Municipal de Educação, Andréa Soares Falvo e pela nutricionista Camila Gravena Martins de Sousa.

Para Gaspar a participação de Ibaté foi fundamental para adquirir novos conhecimentos e estreitar relações com diversos municípios. “O Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) é o programa mais antigo e abrangente do governo federal em ação no Brasil, e é importante conhecer a legislação e dialogar com outros municípios para aprimorar a qualidade da merenda em Ibaté. Uma alimentação adequada contribui para que os alunos tenham um bom desempenho escolar”, relatou.

 

O evento contou com a participação de mais de mil pessoas, de 266 municípios, de 18 Estados Brasileiros, onde os presentes tiveram oportunidade de capacitar-se e assim aperfeiçoar a qualidade da merenda oferecida nos municípios.

Márcia Pisaneli que é responsável pelo Centro de Processamento de Alimentos, fala que é indispensável à oferta de uma alimentação contendo os nutrientes de forma equilibrada. “Temos que ofertar uma merenda de qualidade e isso significa considerar as diversas faixas etárias para estabelecimento da quantidade de alimentos que será servida para cada aluno, atrelando o cálculo com o valor nutricional requerido. Assim, a quantidade de alimentos servida deve satisfazê-lo e oferecer nutrientes necessários para seu bem estar na escola”, enfatizou.

 

Temas

Na abertura do evento os palestrantes abordaram sobre o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), e ao longo do encontro foram realizadas diversas palestras, entre elas sobre agricultura familiar e gestão; obesidade infantil; princípios e práticas para a educação alimentar e nutricional; políticas e cases para gestão de programas de alimentação; compras institucionais entre outros, além de uma jornada técnica exclusiva para os nutricionistas.

Além das palestras, vários estandes apresentaram os seus produtos e os últimos lançamentos e inovações do setor.

Para o Prefeito José Luiz Parella (PSDB), ofertar uma merenda de qualidade é fundamental para os discentes. “A merenda escolar é uma das nossas prioridades e fundamental para nossos alunos. Em sua maioria, os hábitos alimentares consolidados na vida adulta são adquiridos durante a infância, momento marcado por muitas descobertas. Por essa razão, é fundamental estimular a criança o mais precoce possível a ter hábitos saudáveis”, ressaltou o chefe do Executivo.

 

PNAE

O Programa Nacional de Alimentação Escolar, implantado em 1955, contribui para o crescimento, o desenvolvimento, a aprendizagem, o rendimento escolar dos estudantes e a formação de hábitos alimentares saudáveis por meio da oferta da alimentação escolar e de ações de educação alimentar e nutricional.

Compartilhar