Ibaté recebe show do projeto Violas do Brasil

Ibaté recebe show do projeto Violas do Brasil

Compartilhar

No dia 12 de julho a cidade de Ibaté receberá um show especial do projeto Violas do Brasil, apresentado pelo músico João Ormond acompanhado por grandes violeiros. O grupo trará a história da viola caipira do chamado “cinturão caipira brasileiro” através de músicas regionais e composições próprias. A apresentação acontece às 10h, no Centro de Convivência da Melhor Idade.

A Moda de Viola é uma das expressões musicais brasileiras mais conhecidas e apreciadas, principalmente no interior do estado de São Paulo. Por isso, o projeto pretende homenagear esse estilo musical levando até a população apresentações gratuitas com grandes clássicos da viola, interpretados por João Ormond e seus convidados, mesclado a músicas de autoria do violeiro.

O espetáculo Violas do Brasil é montado com a união dos ingredientes musicais do chamado “Cinturão Caipira Brasileiro”, que é formado pelos estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Minas Gerais, Goiás e Tocantins. Esses estados são conhecidos pelo nascimento da moda de viola no Brasil, e cada um deles desenvolveu esse estilo musical de forma diferente, com características únicas.

A apresentação irá contextualizar cada um dos estilos de viola, com músicas características e contação de causos sobre as particularidades desses estados. Com isso, o projeto pretende apresentar as influências dessas regiões na construção de uma identidade nacional da viola.  “É gratificante para nós podermos receber um espetáculo tão rico culturalmente. Essa parceria entre a Raízen e a prefeitura de Ibaté só fortalece o trabalho que já desenvolvemos aqui no Centro Cultural com todo apoio do Prefeito Zé Parrella. Nossos alunos de música, principalmente de viola e violão terão uma tarde toda especial junto com o clube da viola, grupo da melhor idade e público da cidade…“, afirma Joziel Gama, diretor do Centro Cultural de Ibaté.

O prefeito José Luiz Parrella (PSDB) destaca que é mais uma oportunidade para a população poder conhecer melhor sobre a música sertaneja de raiz. “É um evento onde terá uma demonstração de viola caipira, os frequentadores do Centro de Convivência da Melhor Idade, com certeza estarão presentes e poderão ver a apresentação do Projeto Violas do Brasil. Toda a população também está convidada para prestigiar e participar desse grande evento que Ibaté receberá”, aponta.

O Violas do Brasil é uma realização do Governo do Estado de São Paulo através do Programa de Ação Cultural (ProAC), com apoio da Prefeitura Municipal de Ibaté através do Centro Cultural e patrocínio da Raízen.

 

 

Serviço – O show Violas do Brasil em Ibaté acontece na quinta-feira, 12 de julho, no Centro de Convivência da Melhor Idade (Rua João Alteia, 290, Jardim Menzani), a partir das 10h. A entrada é gratuita e livre para todos os públicos.

 

Compartilhar