Julio Cesar quer instalação do Centro Dia do Idoso

Julio Cesar quer instalação do Centro Dia do Idoso

Compartilhar

O vereador e presidente da Câmara Municipal, Julio Cesar (Democratas) protocolou um requerimento no Legislativo solicitando da prefeitura a implantação do Centro Dia do Idoso no município. Julio Cesar argumentou que esteve em 2014 na Secretaria de Desenvolvimento Social, com o então secretário de Estado, Rogério Hamam, assinando o convênio entre o município e o Estado para implantação do “Centro Dia do Idoso”  em São Carlos, mas até o momento,a unidade ainda não está em funcionamento.

 

O “Centro Dia do Idoso” é um espaço de acolhimento para idosos semi dependentes, com idade igual ou superior a 60 anos. A prioridade do atendimento é para aqueles cujas famílias não têm condições de dar atenção e cuidado durante o dia, pois precisam trabalhar/ estudar. O local oferece alimentação, atividades de lazer, cultura, banheiros adaptados, área de descanso, sala de convivência com TV e enfermaria.
 

No escopo do Programa São Paulo Amigo do Idoso, o investimento na construção do Centro Dia do Idoso visa atender ao idoso semi dependente e apoiar as famílias impossibilitadas de prover suas necessidades, representando fortalecimento da rede de Proteção Social Especial e inovação na oferta de políticas públicas para a população idosa do estado.

 

O presidente da Câmara argumentou que à medida que a população idosa cresce no país, a discussão sobre a garantia de seus direitos tem ocupado maior espaço na agenda da sociedade, acompanhada de uma percepção mais aguda sobre a diversidade de suas demandas. Logo, a concepção e a elaboração de políticas públicas destinadas a atender a população idosa devem compreender e considerar estas diferenças e ter em vista atender tanto ao idoso independente, detentor de recursos, que desempenha com plena autonomia a condução da sua vida diária, quanto ao idoso semi dependente ou dependente, que requer auxílio para realizar suas atividades cotidianas ou necessita de cuidados continuados.

 

Julio Cesar solicitou que a Prefeitura forneça cópia integral do convênio firmado entre o Estado e o Município para implantação do Centro Dia do Idoso e informe qual situação atual da implantação do Centro Dia do Idoso.

Compartilhar