Marquinho propõe e Câmara realiza debate sobre saúde pública e reabertura de...

Marquinho propõe e Câmara realiza debate sobre saúde pública e reabertura de hospital

Compartilhar

O presidente da Câmara Municipal, vereador Julio Cesar (Democratas), agendou para esta segunda-feira (20), às 18h, no Edifício Euclides da Cunha, a realização de uma audiência pública para discutir a situação da saúde pública no município. O agendamento foi solicitado pela Comissão Permanente de Saúde atendendo a uma proposta do vereador Marquinho Amaral (PMDB), formalizada através do requerimento 195/17, aprovado por unanimidade. Marquinho, que presidirá o evento, colocará em pauta as perspectivas para reabertura da Casa de Saúde e Maternidade São Carlos.

Segundo o parlamentar, é necessário obter um esclarecimento sobre a instituição que funcionou na Vila Nery em terreno doado pelo município desde a década de 1950 com a finalidade expressa de abrigar um hospital para atender à população são-carlense.

Ao abordar o assunto na Câmara Municipal no início deste ano, Marquinho considerou o impacto do fechamento do hospital na oferta de leitos  hospitalares na cidade. “A Santa Casa esta com sérias dificuldades financeiras e com problemas na superlotação e demandas elevadas, o Hospital Universitário também reduziu consideravelmente o atendimento aos pacientes e a Casa de Saúde e Maternidade de São Carlos, entidade privada, fechou suas portas e não mais atende pacientes com preços acessíveis”, disse.

DISCUSSÃO AMPLA” – Levando em conta que a atual administração e o Legislativo demonstram empenho em buscar a reabertura do hospital, Marquinho entende ser importante incluir essa questão no debate sobre a saúde no município. Ele pretende abordar o tema perante os cotistas e o advogado da Casa de Saúde. No início do ano houve a informação de que o hospital Amaral Carvalho de Jaú teria interesse em instalar uma unidade em São Carlos.

 “Um município do porte de São Carlos, com cerca de 250 mil habitantes, não pode prescindir de um hospital para atender parcela significativa da população, ampliando o número de leitos disponíveis e fortalecendo a estrutura de atenção hospitalar”, assinalou Marquinho.

O vereador pretende realizar “uma discussão, ampla, aberta e democrática, da reabertura do importante hospital” durante a audiência para debate da saúde na cidade. O evento, aberto ao público, terá transmissão ao vivo pela TV Câmara (NET Canal 8) e Portal da Câmara (www.camarasaocarlos.sp.gov.br) que pode ser acessado em computadores, tablets e celulares.

RELATÓRIOS DA SAÚDE – Na próxima quarta-feira (22), a Câmara Municipal volta a tratar da saúde pública em São Carlos na audiência pública marcada para as 10h, quando a secretaria municipal de Saúde promoverá a apresentação de relatórios da pasta, referentes ao 3º quadrimestre de 2016.

Compartilhar