O Brasil está importando ovos de plástico da China?

O Brasil está importando ovos de plástico da China?

Compartilhar

(Pixabay)

Um vídeo vem circulando pela internet nos últimos dias e chamando a atenção de muita gente. Nas imagens, uma brasileira afirma que comprou ovos feitos de plástico vindos da China. Para comprovar sua tese, a mulher ponta que a casca tem modificações e indica que a clara é diferente, além de afirmar que quem comer o suposto ovo de plástico pode ter problemas de saúde e até ser contaminado e desenvolver algumas doenças. Afinal, essa história é verdadeira ou não?

Em entrevista à revista Saúde, a zootecnia da Embrapa, Helenice Mazzuco, explica que o país não importa ovos da China. “Nossa produção interna satisfaz o mercado tranquilamente”, indica. Segundo ela, o que aparece no vídeo é uma membrana, que fica entre a clara e a casca, e é algo normal. “Essa membrana da casca, em um ovo embrionado, funciona como uma camada a mais de proteção. É também uma espécie de placenta, assim por dizer”, declara. A especialista aponta ainda que ela não faz mal nenhum à saúde.

Sobre as imagens exibidas, ela é categórica: “Me parece um ovo velho, não um ovo de plástico”.

Casca dura

Questionada sobre a dureza da casca, Mazzuco conta que isso pode acontecer pela própria alimentação da galinha. A fabricante dos ovos, a Perfa Alimentos, ressaltou que o vídeo é falso.

“Apesar de acreditarmos que os consumidores conseguem perceber as inverdades do vídeo, o nome da empresa está sendo exposto de maneira indevida e ilegal, associando-a à uma fraude em produtos alimentícios e de origem animal. Diante desse fato, a Perfa Alimentos não só repudia notícias falsas, mas está tomando as medidas necessárias de identificação da origem do vídeo”, explica, em comunicado.

Yahoo

Compartilhar