Pesquisa na UFSCar oferece tratamento para dor no ombro

Pesquisa na UFSCar oferece tratamento para dor no ombro

Compartilhar

O Programa de Pós-Graduação em Fisioterapia (PPGFt) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) está recrutando voluntários para um estudo que compara dois tipos de exercícios aplicados no tratamento da dor no ombro. A pesquisa é realizada no Laboratório de Avaliação e Intervenção do Complexo do Ombro, instalado no Departamento de Fisioterapia (DFisio) da Universidade, e o atendimento aos voluntários é gratuito.
O estudo é conduzido pelo doutorando Danilo Harudy Kamonseki, sob orientação de Paula Rezende Camargo, docente do DFisio. O objetivo da pesquisa – “Treino do movimento escapular versus exercícios em indivíduos com dor no ombro: ensaio clínico aleatorizado” – é comparar dois protocolos de exercícios para tratamento de pacientes com dor no ombro. “Os resultados indicarão quais as técnicas mais eficazes para tratar pacientes com o problema”, relata Kamonseki.
Podem participar da pesquisa pessoas de ambos os sexos, com idade entre 18 e 60 anos, índice de massa corporal (IMC) menor que 28 kg/m², e que apresentem dor durante a elevação do braço há três meses, no mínimo. Os participantes não podem ter feito cirurgias ou sofrido fratura na região do ombro.
Os voluntários serão avaliados e receberão um tratamento baseado em exercícios, duas vezes por semana, durante dois meses. Os interessados podem entrar em contato com o pesquisador até o mês de maio pelos telefones (16) 3306-6695 e (16) 98184-8229 ou pelo e-mail projetoombro@gmail.com. Projeto aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da UFSCar (CAAE: 86974318.7.0000.5504).

Compartilhar