Prefeito de Ibaté, José Luiz Parella, recebe a primeira dose da Coronavac/Butantan

Prefeito de Ibaté, José Luiz Parella, recebe a primeira dose da Coronavac/Butantan

Compartilhar

O prefeito de Ibaté, José Luiz Parella (PSDB), recebeu na manhã desta sexta-feira, 26, a primeira dose da vacina contra a Covid-19. Com 70 anos, Zé Parrella está dentro do grupo das pessoas entre 69 e 71 anos que começaram a receber a imunização nesta sexta.

“Respeitando o Plano Estadual de Imunização [PEI], hoje recebi a primeira dose da vacina Coronavac, do Instituto Butantan, contra a Covid-19, com a esperança de que, muito em breve, possamos ver toda a população brasileira imunizada”, afirmou o prefeito.

De acordo com o cartão de vacina, Parrella irá receber a segunda dose em até 28 dias.

Vacinação

Cumprindo o calendário do Plano Estadual de Imunização, a Secretaria Municipal de Saúde de Ibaté, através da Vigilância Epidemiológica, iniciou a vacinação das pessoas com idade entre 69 e 71 anos.

Durante toda a manhã desta sexta, as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) Jardim Icaraí, Jardim Cruzado e Popular, registraram uma procura bastante intensa pelas vacinas. Foram aplicadas 381 doses no total, sendo 210 na UBS Jardim Icaraí; 112 doses na UBS Popular; e mais 59 na UBS Jardim Cruzado.

A secretária municipal da Saúde, Elaine Sartorelli Breanza, lembra que além deste novo grupo, a vacinação continua sendo realizada aos grupos anunciados anteriormente. “Atualmente, estamos vacinando as pessoas com 69 anos ou mais, além dos profissionais de saúde. Claro que somente aqueles que ainda não receberam nenhuma dose ou apenas uma dose da vacina”, explica.

Para evitar aglomerações desnecessárias, Elaine ressalta que as vacinas são contadas e liberadas pelo Departamento Regional de Saúde de Araraquara (DRS-III) e contemplam todas as pessoas das faixas etárias do PEI. “Estamos no pico da pandemia e vivendo um momento muito delicado, portanto, é importante que evitemos todo e qualquer tipo de aglomeração. Não há necessidade de ficar em filas para ser vacinado. Procurem ir em horários diferenciados, pois assim diminuiremos o risco de contágio do coronavírus na nossa cidade”, orienta.

De acordo com os dados do site https://vacinaja.sp.gov.br/vacinometro, até às 16h13 desta sexta-feira, Ibaté havia aplicado 2.752 doses, sendo 2.185 na primeira e mais 567 na segunda dose.

A Campanha de Vacinação contra o Coronavírus, em Ibaté, teve início no dia 21 de janeiro, quando a cidade recebeu as primeiras 280 doses da vacina Coronavac, que foram destinadas aos profissionais do Hospital Municipal de Ibaté, que atuam na linha de frente de atendimento da doença.

Até o momento, Ibaté recebeu um total de 3.118 doses das vacinas Coronavac/Butantan e Oxford/Astrazeneca, que estão sendo distribuídas pelo Ministério da Saúde.

Pré-cadastro

A coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Ibaté, Paula Salezzi Fiorani, volta a incentivar o pré-cadastramento das pessoas aptas à imunização no site www.vacinaja.sp.gov.br. “O registro online garante mais facilidade e rapidez à campanha de imunização, pois economiza 90% no tempo de atendimento individual nos postos de vacinação”, lembra ela.

Paula conta que o preenchimento dos dados no site “Vacina Já” leva de um a três minutos. Já no atendimento presencial, a coleta de informações leva cerca de 10 minutos. “O pré-cadastro não é obrigatório e também não é um agendamento, mas contribui para evitar aglomerações nos postos. O registro dos dados no Vacina Já é gratuito, seguro e confidencial”, afirmou.

A Vigilância Epidemiológica e o Gabinete de Prevenção e Monitoramento do Coronavírus de Ibaté alertam que, neste momento, as medidas sanitárias devem ser mantidas e intensificadas, com o uso de máscaras de proteção facial, uso de álcool em gel para higienização das mãos e evitando aglomerações. “Vamos evitar aglomerações e encontros familiares nos finais de semana. A Páscoa está chegando, mas o momento não está propício para comemorações. Nas festinhas particulares sempre cabe mais  um, mas nos leitos de UTI não. Cuidado”, alerta a secretária municipal da Saúde.

Compartilhar