Prefeito Zé Maria denuncia abandono de medicamentos em estrada de Itirapina

Prefeito Zé Maria denuncia abandono de medicamentos em estrada de Itirapina

Compartilhar

 

O prefeito de Itirapina José Maria (PMDB), fez uma grave denúncia de um caso que ocorreu na manhã de domingo (28/01).

Uma equipe da Secretaria Municipal da Saúde foi acionada por particulares para averiguar grande quantidade de medicamentos, seringas de insulina e lancetas de perfuração para diabetes jogados no lixo, na estrada que liga o Jardim dos Eucaliptos ao Morro do Baú.

A equipe da Saúde composta por Rosinha Martins, Willian Salisman, Patrícia Feltrin e Luiz Antonio Bude esteve no local e fez a apreensão de:
– 1.078 seringas descartáveis
– 835 lancetas
– 30 espironolactona 25 mg
– 180 captopril 25 mh
– 90 captopril 50 mg
– 240 furosemida
– 44 paracetamol
– 90 ibersatana 300 mg
– 1 neomicina

Todos os medicamentos acima anotados foram encontrados dentro de uma mala, que estava jogada no meio de sofás, lixo e demais produtos descartáveis. O custo apurado preliminarmente desses medicamentos e insumos é de R$ 1.000,00.

Todos esses produtos encontrados estavam em suas embalagens originais, lacradas e sem utilização.

Em razão da gravidade do assunto, como prefeito, determinei a abertura de sindicância investigativa e após a conclusão, o processo será enviado à Delegacia de Polícia e ao Ministério Público (Promotoria de Justiça de Itirapina) para apuração das responsabilidades civis e criminais.

De acordo com o prefeito, essa situação é gerada por alguns pacientes ou usuários dos medicamentos e insumos do diabetes doados gratuitamente, que retiram esses produtos para uso pessoal em suas casas e depois, não os utilizando, jogam no lixo como se nada fosse acontecer.

Por isso que a Secretaria da Saúde está fazendo o recadastramento e processos administrativos para todos os pacientes que requererem medicamentos e insumos, visando apurar se se trata de família carente ou não e a real necessidade, pois há muitas pessoas com renda elevada que exige medicamentos gratuitos da Prefeitura Municipal.

Compartilhar