Prefeitura de Ibaté implanta Plano Municipal de Saneamento Básico no município

Prefeitura de Ibaté implanta Plano Municipal de Saneamento Básico no município

Compartilhar
DCIM100GOPROG0045299.

A Prefeitura Municipal de Ibaté, através de convênio com o Fundo Estadual de Recursos Hídricos (FEHIDRO), irá implantar no município o Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB).

A Obrigatoriedade do Plano de Saneamento básico foi instituída pela lei Federal n° 11.445/07 (Regulamentado pelo Decreto 7.217-2010) e, diz respeito a questões ligadas diretamente ao desenvolvimento urbano, habitacional, proteção de recursos hídricos, preservação ambiental, atenção á saúde e educação, compõem um conjunto de serviços referente a abastecimento de água, esgoto sanitário, drenagem e manejo de águas pluviais urbanas e manejo de resíduos sólidos.

A elaboração do Plano abrange a necessidade de enfrentamento de problemas muito comuns ao crescimento urbano, por exemplo, prevenção a saúde, á poluição dos recursos hídricos, sejam estes superficiais ou subterrâneos, ocorrência de enchentes e inundações.

DCIM100GOPROG0045299.
DCIM100GOPROG0045299.

Em 2014 a Prefeitura buscou junto ao Governo de Estado, através do FEHIDRO, os recursos necessários para a elaboração e implantação do PMSB no município de Ibaté.

De acordo com o Prefeito Dr. Alessandro Rosa o município esta crescendo e a Prefeitura Municipal tem como objetivo cuidar do futuro dos munícipes, garantindo a eles a mesma qualidade de vida atual.

“Não temos problemas com enchentes ou poluição da água que é oferecida a nossa população, pois possuímos 100% de esgoto coletado através da rede municipal de tratado nas Estações de Tratamentos de Esgoto (ETE), uma obra de extrema importância para o município e que contou com investimento de cerca de  R$ 11.000,000,00 (onze milhões de reais)”, destacou o Prefeito.

Os recursos obtidos do Governo de Estado através do FEHIDRO receberam investimento de aproximadamente 140.000,00 (cento e quarenta mil reais), onde a Prefeitura Municipal de Ibaté foi responsável pelo investimento de 10% deste valor.

O Prefeito explica que já se encontra em execução, e serão realizadas audiências públicas, pois a elaboração do Plano é feito em parceria com a sociedade civil, através de representantes indicados pelos movimentos sociais que construirá o comitê de coordenação do Plano Municipal de Saneamento, além de representantes de outras esferas do poder público, executivo, legislativo e judiciário.

“Todo emprenho da Administração é direcionado para preservar a qualidade de vida dos munícipes no momento presente e também para as gerações futuras, um investimento de suma importância para que Ibaté continue administrando seus recursos da área de saneamento de forma sustentável”, finaliza Dr. Alessandro.

Compartilhar