Sábado é dia “Dia D” vacinação contra febre amarela em Ibaté

Sábado é dia “Dia D” vacinação contra febre amarela em Ibaté

Compartilhar

Visando ampliar a cobertura da vacinação contra a Febre Amarela, o Departamento Municipal de Saúde de Ibaté realiza no próximo sábado, 29, o “Dia D” Vacinação Contra a Febre Amarela. A Unidade de Saúde no bairro Jardim Cruzado  ficará aberta das 8h às 17h.

A assessora geral da Saúde, Elaine Satorelli, explica que a vacina contra a febre amarela é ofertada no Calendário Nacional de Vacinação. “Desde abril de 2017, o Brasil adota o esquema de dose única da vacina, conforme recomendação da Organização Mundial de Saúde, respaldada por estudos que asseguram que uma dose é suficiente para a proteção por toda a vida”, explicou.

Sartorelli ressalta que devem tomar a vacina, bebês a partir de nove meses e pessoas que nunca tenham se vacinado ou sem comprovante de vacinação. “Atualmente, todos os estados brasileiros têm recomendação para a vacina contra a febre amarela”, ressaltou.

A woman gets a vaccine against yellow fever at an outpatient clinic in Sao Paulo, Brazil, on January 12, 2018.
Brazil stepped up prevention measures against yellow fever, especially in Sao Paulo, where several deaths from the disease have been registered in the past few days. / AFP PHOTO / Miguel SCHINCARIOL

De acordo com a Secretaria Estadual da Saúde, os portadores de HIV positivo, pacientes com tratamento quimioterápico, concluídos e transplantados, devem consultar o médico sobre a necessidade da vacina.

“Não há indicação de imunização para grávidas, mulheres amamentando crianças com até seis meses e imunodeprimidos, como pacientes em tratamento quimioterápico, radioterápico ou com corticóides em doses elevadas (como por exemplo, Lúpus e Artrite Reumatoide). Em caso de dúvida, é fundamental consultar o médico”, lembra a assessora da Saúde.

 

Compartilhar