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Santa Casa de São Carlos emite nota de esclarecimento sobre o atendimento médico do SUS

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A Santa Casa afirma que o atendimento dos pacientes que procuram o Pronto-Socorro e Maternidade será mantido. Informamos que o atendimento referenciado faz parte de um processo educativo da população para que saiba aonde deve ir para ter atendimento médico.

O referenciamento é preconizado pelo Ministério da Saúde e pela Secretaria Estadual de Saúde, por meios de legislação.

A orientação da DRS, embasada na Resolução 13 da Secretaria Estadual de Saúde é que os hospitais que fazem parte do programa Sustentável são instruídos a ter o atendimento referenciado nos Pronto-Atendimentos.

O artigo 4, parágrafo III da Resolução nº13 diz: “programar e implementar nos hospitais definidos como estruturantes, em consenso com o DRS e gestores municipais, o referenciamento do atendimento de urgência e emergência, ficando o atendimento da demanda espontânea a cargo das outras estruturas regionais de menor complexidade.”

Para que isso se efetivasse de forma satisfatória, a Santa Casa, a Secretaria Municipal de Saúde e o Departamento Regional de Saúde (DRS), reuniram-se nos últimos seis meses para estruturar o sistema de funcionamento do atendimento referenciado dos pacientes SUS na Rede Pública de Saúde.

Dessa forma, ficou-se acordado que os pacientes deverão receber o atendimento médico de acordo com sua gravidade e complexidade. Casos mais complexos e graves serão atendidos nos hospitais de referência como a Santa Casa, casos menos complexos deverão se dirigir às unidades básicas de atendimento (UBS) ou UPAS.

Essa ação garante o atendimento adequado ao paciente SUS diante da sua necessidade de cuidado médico.

A Santa Casa se adéqua ao atendimento referenciado como vem ocorrendo nos principais hospitais do Estado como as Santas Casas de Araraquara, Franca, Araçatuba, Ribeirão Preto, Piracicaba e São José dos Campos, entre outras, que já trabalham com o pronto-socorro referenciado, há mais de dois anos.

A Santa Casa está à disposição para esclarecer as dúvidas referentes ao atendimento referenciado.

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