Suco de laranja não engorda e ainda faz bem à saúde, diz...

Suco de laranja não engorda e ainda faz bem à saúde, diz pesquisa

Compartilhar
A Cidade On
A laranja é uma das frutas mais populares no Brasil. Ela pode ser usada em várias receitas doces ou salgadas, além, é claro, do tradicional suco de laranja. Contudo, mais do que o sabor, o suco não engorda e ainda faz bem para a saúde. É o que aponta uma pesquisa inédita desenvolvida dentro da Unesp de Araraquara em parceria com oitenta voluntários. Os primeiros resultados foram surpreendentes.
A quinta e última reportagem especial da série Terra Laranja, produzida pela EPTV Central, mostrou algumas curiosidades a respeito dessa fruta tão importante para a saúde do ser humano.

Variedade  

Quantos tipos de laranja você já experimentou? Sabia que existem mais de 20 variedades? Laranjas de todos os tipos, cores, gostos e aparências bem diferentes, das populares às mais exóticas. Imagine um ambiente: o Mercado Municipal de São Paulo, em meio a uma explosão de cores, cheiros e frutas diferentes. Caminhar pelo local dá uma ideia de toda essa diversidade.

Algo se destaca entre tantas experiências sensitivas, seja pelo odor cítrico ou pela cor viva em tons amarelados, rubros e terrosos. Em uma das bancas de hortifrútis encontram-se mais de dezenas de variedades da laranja. O simpático vendedor Silvio Miranda é quem apresenta as mais curiosas.
“Essa é a grape fruit, muito boa para dieta e para o estômago também, mas é um pouco amarga. Essa outra é a laranja bahia, já mais conhecida. Ela não tem semente, é mais saborosa”, contou o vendedor empolgado com tamanha quantidade de opções que tem a oferecer.
Laranja que emagrece
A professora Thais Borge Cesar coordenada o time de pesquisadores da Unesp de Araraquara que se dedicam a conhecer melhor os compostos e os efeitos do suco de laranja. O estudo mais recente demonstrou que um simples hábito como tomar um ou dois copos de suco de laranja por dia pode ser transformador.

“Ele tem propriedades que são extremamente benéficas à saúde. Ajuda a reduzir aquela condição que a gente chama de condição pré-doença, onde as pessoas já começam a apresentar algumas características como pressão arterial elevado, colesterol de LDL elevado. Então, tomar o suco regularmente, pode ajudar a reduzir esses parâmetros e, com isso, fazer a prevenção da doença a longo prazo”, explica a coordenadora.

No Departamento de Nutrição da Unesp foi possível provar os benefícios relatados do suco de laranja inserido em uma dieta controlada. A nutricionista Renata Benassi explica como foi feita a análise em 80 voluntários que participaram dos testes. Todos estavam acima do peso ou com algum tipo de doença como diabetes e pressão alta. “Um grupo de 40 pessoas teve uma adequação individual da dieta e o outro grupo, além da adequação individual, teve a ingestão de 500 ml de suco de laranja por dia”, explica a nutricionista.

Os voluntários que tomaram suco tiveram perda de peso, sem perda de massa magra. “De acordo com a nossa pesquisa, nossos voluntários ingeriram suco de laranja dentro de um plano alimentar orientado por nutricionista. Todos eles tiveram perda de peso, sem perda de massa muscular, o que é muito importante”, garantiu a pesquisadora e nutricionista Olívia Ponce.
O médico e cirurgião vascular Michel Nasser fez exames periódicos em todos os voluntários. Ele diz que os testes precisam continuar, mas os primeiros resultados já surpreenderam.

“Nos que tomaram suco de laranja, as respostas metabólicas, as respostas do sangue, foram melhores. O suco de laranja parece ter propriedades que reduzem o colesterol e que melhoram as condições clínicas do paciente, prevenindo derrame ou oclusão dos vasos”, explicou Nasser.

Renata Berto foi uma das voluntárias da pesquisa realizada pela universidade e pode sentir na pele os efeitos dessa bebida, que toma a cada dia com mais gosto. “Eu tive perda de peso, mantive a massa magra, a minha diabetes abaixou. É um santo remédio”, conclui.

Compartilhar