Secretaria de Segurança Pública aponta queda de roubo e furto em Ibaté

A Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo, divulgou nesta semana os índices criminais registrados em todo o estado.
Os números são de crimes registrados pelas vítimas, por isso, existe a importância das pessoas registrarem a ocorrência na delegacia.
O portal Rota das Notícias fez o levantamento da cidade de Ibaté, junto a Secretaria de Segurança e obteve os números de janeiro a abril de 2023.
Os crimes que mais atingem a população são os de furtos e roubos e esses são os que mais tiveram queda neste ano, em relação ao 2022.
De janeiro a abril, foram registrados 52 furtos e apenas 5 roubos, já em 2022 foram 12 casos de roubo e 65 de furto, portanto, uma queda de 7 registros de roubo e 13 registros de furto.
Apesar de ser uma cidade de proporção muito maior, com quase 300 mil habitantes, São Carlos está a apenas 13Km de Ibaté e apresentou um registro de quase mil casos de furto e mais de 130 roubos em apenas quatro meses de 2023.
Em relação as cidades que possuem números de habitantes aproximados de Ibaté, como a nossa vizinha cidade de Américo Brasiliense que tem aproximadamente 42 mil habitantes, quase o mesmo número de moradores de Ibaté e a cidade registrou nos quatro primeiros meses deste ano, 104 furtos e 10 roubos, índices muito maiores do que foram registrados em Ibaté.
O mesmo aconteceu com Descalvado, que possui 35 mil habitantes e registrou 97 casos de furto e 7 casos de roubo, números também acima do que foram registrados em Ibaté.
Em modo comparativo, Ibaté tem apresentado os menores índices em comparação as cidades da região.
De acordo com o secretário da Segurança Pública, Guilherme Derrite, a queda é fruto do aumento da produtividade policial e da intensificação das ações de patrulhamento desde o início da atual gestão do governador Tarcísio.
“O trabalho integrado entre as polícias tem sido fundamental para a queda nos índices. Desde fevereiro, observamos a desaceleração dos índices criminais e alta nos números de prisões. Agora, pela primeira vez, temos a reversão dessa tendência e a diminuição desse indicador de crime patrimonial”, afirma.
O trabalho da Guarda Municipal e das investigações da Polícia Civil de Ibaté, também contribuíram para a redução dos índices.