Ibaté confirma participação no Projeto Integra Resíduos da Secretaria Estadual do Meio Ambiente

O Secretário de Governo, Fábio Gomes e a especialista em Ciências Ambientais da Secretaria de Planejamento Ambiental, Urbano e Rural, Denise Rasera, participaram de uma reunião da Câmara Técnica do Meio Ambiente realizada em Gavião Peixoto, com o Consórcio de Municípios da Região Central (Concen).
O encontro reuniu municípios consorciados para debater com a Secretaria Estadual do Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (SEMIL) o Programa Integra Resíduos, projeto do Governo do Estado que tem no seu escopo o Plano Regional de Gestão Integral de Resíduos.
Todos foram recepcionados pelo prefeito de Gavião Peixoto e presidente do Concen, Adriano Marçal e pelo secretário executivo do Consórcio, Dr. José Antônio da Silva Júnior. Foi realizada uma apresentação da Usina Móvel de Reciclagem de Resíduos da Construção Civil, projeto que representa um marco para a gestão ambiental dos municípios consorciados.
O Programa Integra Resíduos foi apresentado pelo subsecretário da SEMIL, Cristiano Kenji; pelo diretor de Resíduos Sólidos da SEMIL, André Simas, pela assessora especial da Secretaria de Parcerias e Investimentos, Beatriz Mattedi pela assistente técnica da Companhia Paulista de Parcerias, Yumi Tagawa e pelo gerente regional da CETESB de Araraquara, André Trevisan.
O Programa Integra Resíduos visa aprimorar a gestão dos resíduos, atendendo às necessidades regionais e locais de manejo de resíduos sólidos urbanos, em todo seu ciclo, até a disposição final ambientalmente adequada de rejeitos, por meio de projetos sustentáveis sob os aspectos econômico, social e ambiental. Esse objetivo alinha-se às metas estabelecidas pelo Plano Nacional de Resíduos Sólidos e pelo Plano Estadual de Resíduos Sólidos do Estado de São Paulo.
Ao final do encontro, Ibaté confirmou a participação no programa.
De acordo com o secretário de Governo, Fábio Gomes é um passo muito importante a participação de Ibaté. “Esse é um projeto onde o governo do estado irá fazer um diagnóstico para conhecer as condições reais do descarte de resíduos nos municípios integrantes do consórcio. Essa é a oportunidade que temos em conhecer tecnicamente nossos problemas e quais caminhos e decisões devem ser tomadas. O ato de adesão demonstra o compromisso da administração municipal com o meio ambiente e com a qualidade de vida da população. É fundamental que o município pense e atue de forma responsável na gestão dos resíduos sólidos, buscando soluções sustentáveis que garantam um desenvolvimento mais equilibrado e respeitoso com o meio ambiente e temos muitos desafios em nosso município no que tange o descarte de variados tipos de resíduos em diversas áreas públicas e privadas. Ecopontos controlados seria uma alternativa junto com a conscientização e fiscalização ”. Destacou.

Publicado:por Hozana Gonçalves