Câmara de Ibaté apresenta novo laudo de segurança com detalhamento da ocupação por ambiente

A Câmara Municipal de Ibaté atualizou seu Memorial de Cálculo Populacional e de Saídas de Emergência, conforme determina a Instrução Técnica IT 11/2025. O documento, elaborado dentro do Projeto Técnico Simplificado nº 367176/3519303/2025, traz os dados atualizados sobre a capacidade de ocupação e segurança das instalações da Casa Legislativa, localizada na Rua Paulino Carlos, nº 1370, no centro da cidade.
Com área total construída de 597,25 m², o prédio é composto por dois pavimentos: térreo (529,80 m²) e piso inferior (55,27 m²). O novo laudo calcula a capacidade de ocupação com base nas normas do Corpo de Bombeiros, considerando fatores como a área de cada ambiente, quantidade de assentos e largura das saídas de emergência.
Plenário e auditório com 68 lugares e capacidade para 75 pessoas
O plenário tem 66,36 m² e abriga:
06 cadeiras para vereadores,
03 cadeiras para a mesa administrativa.
O auditório, com 122,29 m², conta com:
49 cadeiras simples,
02 cadeiras duplas,
02 vagas para pessoas com deficiência (PNE),
05 vagas para imprensa,
05 cadeiras para apoio e segurança.
Ao todo, a capacidade estimada de ocupação do plenário e do auditório é de 75 pessoas.
Salas administrativas e gabinetes comportam 60 pessoas
As salas administrativas, gabinetes e áreas de apoio somam 194,26 m² e possuem capacidade para até 60 pessoas, considerando o uso previsto para cada espaço e o número de funcionários e servidores que ali circulam. A área de cozinha, por exemplo, comporta 1 pessoa.
Piso inferior é área técnica e comporta 2 pessoas
O piso inferior, destinado ao depósito de arquivos, possui 55,27 m² e não é considerado subsolo por atender à exigência de ventilação natural e altura mínima em relação ao terreno. Ele comporta até 2 pessoas, de acordo com o critério de 1 pessoa para cada 30 m² de área restrita.
Capacidade total da edificação é de 137 pessoas
Somando todos os ambientes, a Câmara Municipal de Ibaté pode receber até 137 pessoas simultaneamente, respeitando as exigências legais de segurança e acessibilidade. As saídas de emergência foram dimensionadas conforme a quantidade de ocupantes e o tipo de uso dos espaços, incluindo três portas no plenário/auditório e escadas com largura regulamentar.
O laudo reafirma o compromisso da Câmara com a segurança dos seus usuários e está em conformidade com a legislação vigente, assegurando que o prédio esteja apto para funcionamento com tranquilidade e responsabilidade.

Publicado:por Hozana Gonçalves
www.rotadasnoticias.com.br