Audiência Pública na Câmara de Ibaté discute políticas para proteção e bem-estar animal

Na tarde de segunda-feira, 16 de junho, a Câmara Municipal de Ibaté promoveu uma Audiência Pública voltada à proteção e bem-estar animal.
O encontro realizado no Plenário da Câmara, reuniu autoridades, protetores dos animais, representantes de entidades, população e especialistas para debater soluções e avanços nas políticas públicas para a causa animal no município.
A iniciativa partiu da vereadora e Presidente da Câmara, Viviane da ONG, que conduziu a audiência destacando a importância da participação popular no processo. “A proteção animal é tudo, não é apenas pegar o animal, tirar da frente da sua casa e jogar dentro de um abrigo ou de uma ONG. Nós temos que dar o primeiro passo”. Ressaltou Viviane, reforçando a necessidade de ações conscientes e estruturadas.
O Prefeito Ronaldo Venturi também esteve presente e anunciou medidas que estão sendo planejadas pela administração municipal. “Temos a idéia de contratar veterinários. Isso é algo que vamos trabalhar nos próximos meses para melhorarmos a situação e pensar no bem estar dos nossos animais” Afirmou.
O Prefeito ainda adiantou que o município busca, junto a deputados, mais recursos para ampliar os programas de castração de cães e gatos. “Também teremos uma doação que será destinada à construção de baias no Centro de Zoonoses, o que vai ajudar muito no acolhimento e no cuidado com os animais”. Completou.
A audiência contou ainda com a participação do Secretário de Planejamento Ambiental, Urbano e Rural, Fábio Noel Stanganini, da Secretária Adjunta de Proteção Animal, Doutora Cláudia Boschilia, que coordena o Centro de Zoonoses, da presidente da Ong Amar é o Bicho, Priscilla Stefany, da advogada Andreia Serafim, além de Secretários Municipais e os vereadores Gilmar Santos, Hícaro Costa, Ivani do Cruzado, Jaque Motta, Joninha do Mel e Val Construtor.
Durante a audiência, foram discutidos temas como o controle populacional por meio de castrações, fortalecimento das políticas de adoção responsável, educação sobre bem-estar animal, melhorias na estrutura do Centro de Zoonoses e apoio às ONGs e protetores independentes.
O encontro reforçou a necessidade de união entre o poder público, entidades, profissionais da área e população para que Ibaté avance na causa animal, garantindo mais dignidade, respeito e cuidado aos animais do município.
Publicado:por Hozana Gonçalves