Acordo com Sindicatos garante contratações e ampliação da produção na Volkswagen em São Carlos
São Carlos, 17 de fevereiro de 2025, a Volkswagen confirmou a ampliação da produção de motores e componentes para veículos híbridos em sua unidade de São Carlos, fruto de um acordo firmado com os Sindicatos dos Metalúrgicos em 2023. O compromisso da montadora inclui a produção de novos modelos híbridos e veículos adicionais, assegurando o funcionamento em dois turnos nas quatro plantas da empresa no Brasil: São Carlos, São Bernardo do Campo, Curitiba e Taubaté.
Como parte do plano de expansão, a fábrica de São Carlos, que produz motores a combustão desde 1996, passará a fabricar motores e componentes para os modelos híbridos da montadora. Esse movimento impulsionará a geração de empregos na região, com a previsão de abertura de aproximadamente 45 novas vagas no primeiro semestre de 2025. O crescimento nas vendas e o lançamento dos novos modelos previstos no acordo de 2023 são fatores que impulsionam essas contratações.
Diante de mudanças no cronograma de lançamentos da montadora, o Sindicato dos Metalúrgicos de São Carlos está em negociação para ajustar o acordo firmado no ano anterior. As tratativas envolvem a antecipação do pagamento da Participação nos Lucros e Resultados (PLR), ajustes no regime de horas extras e outros benefícios aos trabalhadores.
No último domingo (16), uma plenária reuniu os funcionários da unidade para debater as mudanças e os próximos passos das negociações. Ao longo das próximas semanas, o tema será discutido em assembleia, onde os trabalhadores poderão deliberar sobre os ajustes propostos.
A ampliação da produção e as novas contratações reafirmam a importância da unidade de São Carlos no plano de eletrificação da Volkswagen no Brasil e fortalecem a geração de empregos na indústria automotiva nacional.
Publicado:por Hozana Gonçalves