Araraquara pode receber fábrica da maior fabricante de trens do mundo

A cidade de Araraquara pode se tornar sede de uma fábrica da CRRC Corporation Limited, gigante chinesa do setor ferroviário. A possibilidade foi discutida nesta segunda-feira (17) em reunião entre o prefeito Dr. Lapena e representantes da multinacional, no gabinete da Prefeitura.
O encontro contou com a presença de executivos da CRRC Brasil Equipamentos Ferroviários Ltda., incluindo Greg Bangyong (Diretor-Geral), Wang Rubiao (Vice-Gerente Geral de Negócios no Exterior), Julio Sun (Diretor de Marketing) e Lamarck Sobreira (Diretor Adjunto de Projetos da Tic Trens). Também participaram o empresário Henrique Constantino (Comporte Participações S.A.) e autoridades locais, como o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Leandro Guidolin, o Diretor-Geral da RA Central, Klebér Marcel Balestere, e o Chefe de Gabinete, Pedro Evangelista.
A CRRC, estatal chinesa sediada em Pequim, é a maior fabricante de equipamentos para transporte ferroviário do mundo, com 46 subsidiárias e mais de 180 mil funcionários. Buscando expandir sua atuação no Brasil, a empresa avalia a viabilidade de uma unidade fabril no país.
Durante a reunião, representantes do Consórcio C2 responsável pelo Trem Intercidades (TIC), que ligará São Paulo a Campinas, discutiram o interesse da CRRC em instalar a fábrica em Araraquara, cidade que se destaca pela localização estratégica e infraestrutura de transporte.
Greg Bangyong destacou fatores essenciais para a escolha do local, como disponibilidade de transporte, saúde, educação e recursos energéticos. “Estamos à disposição para fornecer mão de obra especializada ao mercado ferroviário paulista e queremos conhecer melhor Araraquara. Acreditamos que aqui podemos estabelecer parcerias estratégicas e contar com o apoio da cidade”, afirmou.
O prefeito Dr. Lapena ressaltou que a instalação da fábrica traria desenvolvimento econômico e geração de empregos para a região. “Será uma honra recebê-los. Temos projetos para a construção de uma alfândega em nosso aeroporto, além de uma excelente logística de transporte. Estamos de braços abertos para trazer mais prosperidade”, declarou.
O encontro marcou o início das negociações, que podem transformar Araraquara em um polo industrial estratégico para o setor ferroviário no Brasil.
Publicado:por Hozana Gonçalves
Fonte: Balda News