Especialista em cães de Ibaté afirma que os donos precisam saber criar os animais e analisa caso em que idosos foram mortos em Ribeirão Preto

Imagem: Record TV
Um casal de idosos morreu após um ataque de cães da raça Pitbull na zona norte de Ribeirão Preto no dia 17 de setembro.
As vítimas foram um homem de 75 anos e uma mulher de 78 anos, que estavam dentro da casa onde moravam com um sobrinho.
Segundo informações registradas em boletim de ocorrência, um morador de 29 anos, que é tutor de quatro pitbulls e sobrinho das vítimas, disse que havia saído com a mulher e os dois filhos por volta das 12h para ir a uma festa e que retornaram por volta das 20h.
Ao chegar em casa, o morador disse que chamou a polícia e o socorro médico após encontrar o tio gravemente ferido na sala, com os cães próximos a ele, além da tia, desacordada, na cozinha.
A morte dos idosos repercutiu em todo o estado de São Paulo e chamou a atenção pela agressividade que os idosos foram mortos. O portal Rota das Notícias conversou com um especialista sobre o caso para saber se os cães dessa raça, realmente são perigosos.
Paulo Cesar, mais conhecido como Chicão adestrador de cães, reside em Ibaté e possui ampla experiência em treinamento de cães, explicou que para criar um cachorro de qualquer raça é preciso cuidados específicos. “Geralmente, quando as pessoas adotam ou compram um cãozinho, tudo é lindo, mas é preciso ensiná-lo corretamente para que ele não se torne um animal agressivo e também que dê trabalho de comportamento.”

Chicão, durante o adestramento
Segundo o adestrador, ensinar o cachorro a ter limites é fundamental. “Eu olhei as fotos do local e além de vários pontos que dá para analisar, um deles é deixar brinquedos à vontade para o animal, principalmente quando há mais de um cachorro no local. O cão pode ser dócil, mas possessivo por objetos e uma aproximação desses brinquedos pode se tornar uma tragédia. O errado não é o animal e sim o dono que não sabe criar. É preciso instruir o cachorro para que ele entenda as regras de adestramento e respeitar os seus donos. ” Explicou Chicão.
Quem quiser tirar dúvidas sobre adestramentos de cães, pode entrar em contato com o Chicão adestrador pelo número (16) 9 9637-4332.